quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Nos primórdios da humanidade...


O 1º comercial da coca-cola veiculado no Brasil foi lançado por volta de 1957, momento em que JK estava na presidência. Como parte de sua política era voltar o mercado brasileiro para o capital externo, a coca-cola, multinacional em expansão interessada em conquistar o público do país, faz um comercial que usa o apelo à cultura nacional para vender seu produto.

Com isso, a marca acaba, sem querer ou nao, tornando a cultura brasileira um produto de exportação cheio de esteriótipos e conceitos prontos, que, mais tarde, viriam a construir a imagem do Brasil (iniciada por Vargas) no cenário internacional: país das mulheres bonitas, do romance, da música do povo, da viola e do clima tropical.

Em termos mais técnicos, o comercial lembra (e muito) os programas de rádio, que tem um narrador e a história se desenrola a partir do que ele diz. Os instrumentos são apresentados e, depois, quando a música é formada, a cantora fala como a coca-cola é maravilhosa e por isso deve ser consumida. A parte cantada dura mais tempo.

Percebe-se finalmente que o uso de musiquinhas em comerciais televisivos não é novidade; há muito tempo já se percebeu o efeito que tem quando uma música fica na cabeça do consumidor. O tempo passa, as técnicas mudam mas o efeito e os objetivos permanecem os mesmos.

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