quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"abra a felicidade, que o mundo já vem"



A nova campanha global da Coca Cola "open happiness" teve suas variantes em diferentes países. A primeira propaganda é dos EUA e a segunda do Brasil. Nos EUA eles optaram por usar a cor da embalagem mais famosa da coca: o vermelho e fizeram uma arte bem clean, apesar do movimento das tampinhas a imagem é básica, chama a atenção pela sua monocromia. Já a brasileira, optou por usar a cor do refrigerante em si e fez uma coisa um pouco mais poluída visualmente. Apesar de também ter poucos elementos, seu movimento é maior, o que polui mais a imagem.

O que chama atenção no caso brasileiro é a concentração de marrom do lado direito da imagem e o movimento do refrigerante. A primeira coisa que lemos e "coca-cola" enquanto na americana le-se primeiro "open happiness".

Dá para deduzir finalmente que aqui no Brasil a preocupação é em evidenciar o nome (símbolo) da marca para o consumidor e, nos EUA, talvez porque a marca lá seja bem mais forte que aqui, o importante é ler o novo slogan, pois a cor já lembra a marca.

Nos EUA vende-se prioritariamente as ideias associadas ao produto e no Brasil vende-se prioritariamente o produto em si.

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